18 de março de 2008

EBP - latusa digital



Editorial

Latusa 32 inaugura um novo ano dando seqüência à apresentação dos trabalhos produzidos para as XVIII Jornadas Clínicas da Seção Rio e apresentados segundo diversas modalidades.
Na mesa de abertura, contamos com as boas-vindas de Ronaldo Fabião para um encontro com a singularidade da prática de orientação lacaniana que opera na “falha”, com o que “escapa”, comprometendo o desejo do analista para “além do limite da angústia”.
Ram Mandil, em um importante texto apresentado na primeira mesa plenária, desenvolve a definição lacaniana de ego como “a idéia de si como um corpo”, considerando-a um índice clínico fundamental, bem como, aquilo que pode nos localizar no debate jurídico contemporâneo a respeito do estatuto do corpo próprio. O episódio da surra sofrida por Stephen Dedalus em Um retrato do artista quando jovem, de James Joyce, é uma das referências que utiliza para inferir a indicação clínica de se distinguir as formas como um sujeito responde com seu corpo àquilo que se apresenta como um “fosso”, como inconsistência no campo do Outro. Como adverte, na escrita de Joyce “há indícios que permitem pensar em uma consistência corporal que não se sustenta sobre o corpo como imagem, mas se constitui pela via da cifração”, segundo “efeitos de significação, mais da ordem da materialidade do som do que de sentido. Ana Martha Maia, na primeira mesa simultânea, trata o caso de uma mulher com o sintoma de gagueira, segundo a orientação de circunscrição do sintoma, demarcação da posição de gozo, e o modo de se haver com ele.
Jaime Araújo, em uma mesa preparatória, explora a influência do paradigma teórico positivista vigente quando a psicanálise surgiu nas mãos de Freud. Demonstra que Freud precisou inventar novos significantes e formas de pensar mais adequados à originalidade do objeto que descobrira.
Maria Angela Maia


Editora de Latusa

Neste número:


Boas-vindas - Ronaldo Fabião Gomes
Formas de relação com o corpo próprio - Ram Mandil
Afonia e gagueira: a voz soletrada no corpo - Ana Martha Maia
O objeto a e o “positivismo de Freud” - Jaime Araújo

www.latusa.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário