15 de outubro de 2011

GPS off road - n.8 - Boletim da XVI Jornada da EBP-MG


GPS off road – Boletim da XVI Jornada da EBP-MG – n. 8

Faltam apenas 14 dias e ainda há 100 lugares...

QUANTIDADE E TRANSFERÊNCIA

Quando François Leguil, nosso convidado internacional, esteve em Belo Horizonte anos atrás, também para participar de uma Jornada, lembro-me de que, em uma discussão institucional, a uma problematização (e mesmo a um descrédito) de minha parte sobre a importância que se estava dando à quantidade, ele me respondeu que, desde o Projeto para uma psicologia científica(1895), Freud demarcava como, para a psicanálise, a costumeira tensão entre qualidade e quantidade, bem como a superioridade que se atribui à primeira em relação a última não se sustentavam. Em psicanálise, ensinou-me François Leguil, a quantidade é também expressão de qualidade.

Essa resposta (da qual jamais me esqueci) desse colega da École de la Cause freudienne (ECF) e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP) me pareceu oportuna neste momento em que as inscrições para a XVI Jornada da EBP-MG podem se esgotar antes do próximo dia 28, quando ela vai ter início. Essa situação me lembra também um comentário divertido de outro colega nosso, Romildo do Rêgo Barros, que sempre alude ao amplo público que comparece aos eventos da EBP-MG ou da EBP na capital mineira ou, ainda, ao expressivo número de mineiros em eventos nacionais e internacionais, dizendo que Belo Horizonte é como Paris e Buenos Aires: o amor pela psicanálise se estende para a população em geral. Mas da última vez em que Romildo me disse isso, pude ressaltar-lhe que, no último ENAPOL (Encontro Americano da Psicanálise de Orientação Lacaniana), ocorrido na cidade do Rio de Janeiro, as inscrições também terminaram antes do evento começar e que algo assim também havia acontecido em outra atividade, indicando-nos que essa mobilização dos corpos pelos significantes da orientação lacaniana já não era mais tão localizada nas três cidades por ele citadas... Efetivamente, os eventos promovidos pelo Campo Freudiano e pela AMP têm, como se diz hoje em dia, “bombado”.

O último Seminário Preparatório para a XVI Jornada da EBP-MG, sustentado por Fernanda Otoni de Barros-Brisset e cujo texto já se encontra disponível no Blog[1][1], permite-nos esclarecer ainda mais porque, na psicanálise, a quantidade importa tanto quanto a qualidade. Nosso interesse pelo número de inscrições em um evento, por exemplo, é bem diferente daquele da sondagens do tipo IBOPE ou das avaliações, tão criticadas por nós, pautadas no que é “estatisticamente confiável”. O grande número do público presente, o esgotamento das inscrições ou da edição de uma revista, de um livro são importantes para nós, psicanalistas de orientação lacaniana, porque essa expressão quantitativa é conquistada (e aqui evoco o instigante texto de Fernanda) no Um a Um. Assim, não é a soma que comemoramos, mas o fato de que cada Um, na sua singularidade, foi afetado por um “produto” ou mesmo um “significante” da Escola e evidencia esse “afeto” transferindo seu nome e seu corpo para compor, a cada vez, nosso “público”.

A menção a François Leguil neste GPS off road é também para anunciar-lhes que no sábado, dia 15, o jornal ESTADO DE MINAS vai publicar, no Caderno Pensar, uma entrevista com ele. As perguntas, bem articuladas ao tema da XVI Jornada da EBP-MG e à presença da psicanálise no mundo contemporâneo, foram realizadas por Regina Teixeira da Costa que, inclusive como psicanalista, sustenta uma coluna dominical nesse importante jornal, e por nossa colega Andrea Guerra: ambas não mediram esforços para que tivéssemos esse espaço e, a cada uma, meu reconhecimento. As respostas do nosso convidado internacional, certeiras e despertando nossa disposição para continuar a conversa, poderão ser lidas como uma espécie de “aperitivo” do que ele vai apresentar-nos ao longo da nossa Jornada. Assim, no sábado, o chamado “grande jornal dos mineiros” dará lugar, mais uma vez, à psicanálise de orientação lacaniana. Será mais uma ocasião para divulgarmos nosso trabalho. Poderá ser uma chance para que o ESTADO DE MINAS se esgote nas bancas, por transferência ao que acontece na psicanálise, Um a Um.

Sérgio Laia – Coordenador da XVI Jornada da EBP-MG

*******

SOLICITAÇÃO 1:

A divulgação da XVI Jornada da EBP-MG na mídia já se iniciou. Se você pode ajudar-nos nesse trabalho ou tem ideias de como efetivá-lo, favor entrar em contato com Cristina Nogueira, Coordenadora da Equipe de Divulgação:

cristina.pinelli@hotmail.com

SOLICITAÇÃO 2: Ainda há cartazes para divulgação da XVI Jornada da EBP-MG. Aqueles que tiverem onde divulgá-los, favor entrar em contato com Mariana, pelo telefone 32925776.

*******

GPS off road continuará circulando, até a data da XVI Jornada da EBP-MG (28 e 29 de outubro de 2011). Enviem suas contribuições, sempre curtas, para laia.bhe@terra.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário