22 de abril de 2012

Clin-a - Curso Avançado




         O Curso Avançado do Clin-a ocorrerá no dia 05 de maio de 2012 com a presença de Marie-Hélène Brousse e Pierre Gilles Guéguen. Será na sede do Clin-a e as vagas são limitadas. Abaixo vocês podem ler os argumentos das duas conferências que teremos.
Até lá, logo depois de Buenos Aires!

Rômulo Ferreira da Silva

Conferência I

Marie-Hélène BROUSSE 

A guerra à luz da psicanálise: algumas considerações preliminares.
No seminário V, As formações do inconsciente, Lacan, retomando a questão do Witz freudiano, mostra que o Witz como formação do inconsciente se articula ao que ele nomeia " a  paróquia ". Dito de outra forma, que a ordem simbólica é ordenada em função de um lugar e de uma época limitada. A globalização ou a mundialização modificaram o que já estava dado.
Acabou a paroquia? Seria muito simples...
Uma atividade humana maior, a guerra, contribuía para gerar a definição das paróquias, para regular a relação entre território e laço. A nova ordem simbólica, mundializada e fragmentada ao mesmo tempo, introduziu modificações essenciais no campo da guerra. 
Qual saber a psicanálise oferece sobre, de um lado, a guerra, e de outro, sobre suas mutações? Freud escreveu alguns textos sobre a questão depois da Primeira Guerra Mundial e tomou uma posição ética sobre as "neuroses de guerra". Ele sublinha o valor de laboratório que a Primeira Guerra Mundial teve para a teoria analítica. A Segunda Guerra Mundial leva Lacan também a escrever um texto essencial sobre a evolução da ordem simbólica:"A psiquiatria inglesa e a guerra". E hoje, teríamos entrado na era do policial universal e as guerras não seriam, antes de mais nada, somente civis?


Conferência II

Pierre Gilles Guéguen


Retorno sobre o objeto no ensino de Lacan

O objeto é um conceito central da psicanálise. Lacan deu à ele diferentes versões, mas do primeiro ensino ao ultimo, o objeto permaneceu no centro de suas preocupações. 
Abordaremos a seguinte questão: Como hoje podemos nos servir desse conceito maior que permitiu a Lacan de introduzir o corpo pulsional na prática da análise?





Nenhum comentário:

Postar um comentário