15 de setembro de 2017

EBP-MG: Ressonâncias da XX Jornada


 


http://jornadaebpmg.blogspot.com.es/2016/09/ressonancias-da-xx-jornada.html 

 

 

Ressonâncias da XX Jornada


Jornada da EBP-MG: jovens.com - corpos e linguagens

Aconteceu, nos dias 2 e 3 de setembro de 2016, a XX Jornada da EBP-MG, sobre o tema: jovens.com - corpos e linguagens

Tivemos uma intensa semana de trabalho com nossos convidados, que começou já na terça-feira, dia 30 de agosto, quando Daniel Roy foi convidado pelo Instituto de Psicanálise e Saúde Mental de Minas Gerais, para discutir um caso no Núcleo de Psicanálise e Direito. Seus comentários sobre o caso de um jovem usuário de drogas, em conflito com a lei, já contribuiram para o tema da Jornada, com a distinção feita por ele entre o pai carente e o pai tóxico, patogênico. 


Na quarta dia 31 Daniel Roy foi convidado pelo OCA (Observatório da Criança e do Adolescente) para uma Conversação, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, sobre o tema "Trans - sexo e gênero no tempo da infância", onde comentou os trabalhos de dois cartéis do OCA. 

Na quinta, dia 1 de setembro, nossas convidadas da EOL, as AEs Kuky Mildiner e Gabriela Grinbaum, aceitaram gentilmente discutir um caso clínico em uma Moradia Assistida, coordenada por uma colega. À noite, Daniel Roy realizou uma Conferência de grande interesse político para a Escola, sobre "A experiência da análise à prova do grupo impossível", onde falou sobre sua experiência na Europa do Leste, à luz da teoria de Turin de Jacques-Alain Miller. Após a Conferência e o debate, animado por Ram Mandil, tivemos um coquetel de boas vindas aos nossos convidados, que reuniu os membros da EBP e os participantes da Comissão organizadora da Jornada.

Finalmente, nos dias 2 e 3 de setembro, tivemos nossa Jornada propriamente dita. Três mesas plenárias com os Relatórios dos Núcleos de Pesquisa do Instituto e da Biblioteca da Seção Minas, foram debatidos por nossos colegas e comentados por Daniel Roy, cuja clareza e generosidade cativou a todos. A mesa do passe, com os testemunhos de Kuky Mildiner e Gabriela Grinbaum, comentados por Jésus Santiago, trouxe o seu "retrato de psicanalistas quando jovens", destacando aquilo que marcou a juventude de cada uma, deixando restos no sinthoma que levou à sua nomeação. 


Outro convidado, o rapper belorizontino Flávio Renegado, na muito viva entrevista que concedeu à Jornada, pôde nos falar de sua relação com a música e do seu trabalho com os jovens na Associação Arrebeldia, criada por ele no bairro Alto Vera Cruz. Nas mesas simultâneas, um variado cardápio convocou o público para a discussão de 68 trabalhos, onde estiveram em pauta os sintomas da juventude, suas maneiras de viver a paternidade e a adoção, de usar as novas tecnologias, de escolher seu sexo ou o sexo do objeto de amor, de socializar-se, construir seu corpo, seu saber, ou de desligar-se do Outro. 

As Conferências de Daniel Roy, ao final de cada dia, com o provocante título "Juventude é uma palavra terna", abordaram quatro temas principais: o terror na adolescência, da máxima atualidade entre os jovens jihadistas, o clarão do amor e do desejo que faz surgir um laço que separa, as marcas cruéis sobre o corpo, tais como cortes e escarificações, e a moda, que fixa os limites daquilo que o falasser pode fazer com seu corpo.

Esta Jornada, causada pela força de transmissão do texto de Jacques-Alain Miller "Em direção à adolescência", não deixou de ser uma atividade preparatória para o XXI Encontro Brasileiro do Campo Freudiano, a realizar-se em São Paulo no mes de novembro próximo, sobre o tema: "Adolescência, a idade do desejo", que Ana Lúcia Lutterbach apresentou na mesa de abertura. Agradecemos especialmente a Daniel Roy que, com sua presença constante, animou o nosso trabalho e trouxe muitos novos elementos para pensarmos a juventude, e a Kuky Mildiner e Gabriela Grinbaum pela sua generosa transmissão. 


Agradecemos também a todos os que contribuiram para que esta semana de trabalho fosse possível, e para que a nossa Jornada fosse um momento de trabalho epistêmico, clínico e político, não sem a alegria compartilhada nas confraternizações e através dos vídeos, inesquecíveis, sobre a juventude: também a nossa.

And last, but not least, agradeço a Miguel Antunes, que com seu desejo animou os 20 números deste Boletim e uma jovem equipe de trabalho, e que decididamente nos ajudou em inúmeras tarefas de organização desta Jornada, sempre com alegria e bom humor!


Elisa Alvarenga
Coordenadora da XX Jornada da EBP-MG


Video Comissões XX Jornada da EBP-MG: Jovens.com Corpos & Linguagens
Vídeo comissões:
Nossa Juventude
Imagens da XX Jornada da EBP-MG "Jovens.com: Corpos & Linguagens"
Imagens XX Jornada da EBP-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário