A Delegação RN da Escola Brasileira de Psicanálise promoverá, nos dias 24 e 25 de setembro, sua VI Jornada, que tem como tema: Psicoses: de que se trata? Com o intuito de promover mais uma oportunidade de discussão sobre esse tema a Sessão de Cinema e Psicanálise apresentará, nesta próxima sexta, na Aliança Francesa de Natal o filme "32 Curtas sobre Glenn Gould", de François Girard. Em seguida, teremos os comentários da psicanalista Ruth Jeunon, membro da EBP e da AMP. Convidamos todos para um café às 19:30h, lembrando que o filme começará, pontualmente, às 20h.
O filme de François Girard é um retrato poético deste pianista clássico canadense, artista multifacetado, que foi Glenn Gould. Com sensibilidade, Girard nos conta, ao modo gouldianamente fragmentado, a história desse homem que buscou, através de múltiplas formas de expressão artística, mas sobretudo do piano, encontrar um lugar para si no seio da sociedade humana.
Desde o primeiro curta ao último, o que transpira do filme é a profunda solidão de um sujeito às voltas com seus modos singulares de se fazer ouvir pelo Outro: seja através da música, seja através da palavra, seja através dos mass media, Glenn Gould parece obstinadamente decidido a ex-istir. E de alguma forma ele é tão bem sucedido nessa tarefa que perdemos de vista a ironia que faz com que seja ele o intérprete que executa a obra que, espera-se, servirá de ponte, de comunicação, com alguma raça alienígena.
Se escolhemos este filme para discutir a questão do sujeito na psicose, é por se tratar de um quase-documentário onde a ênfase se encontra muito mais do lado do sujeito do que do lado da psicose, embora o filme não procure escamotear esta condição do pianista. Esperamos que o filme e a discussão possam instigar uma reflexão proveitosa sobre a condição psicótica e suas possibilidades subjetivas.
Ficha Técnica
Título original: 32 Short Films About Glenn Gould
Diretor: François Girard
Roteiro: François Girard, Don McKellar (roteiro) e Glenn Gould (material adicional)
Fotografia: Alain Dostie
Produção: Michael Allder, Niv Fichman, Daniel Iron, Amy J. Kaufman, Dennis R. Murphy, Barbara Willis Sweete, Larry Weinstein
Figurino: Linda Muir
Edição: Gaétan Huot
Ano: 1993
Elenco
Colm Feore Glenn Gould
Derek Keurvorst Pai de Gould
Katia Ladan Mãe de Gould
Devon Anderson Gould na idade de 3 anos
Joshua Greenblatt Gould na idade de 8 anos
Sean Ryan Gould na idade de 12 anos
Kate Hennig Camareira
Bruno Monsaingeon Ele mesmo
Yehudi Menuhin Ele mesmo (como Sir Yehudi Menuhin)
Margareth Pacsu Ela mesma
Jessie Greig Ela mesma
Prêmios
Genie Awards – Indicado ao Genie Award de Melhor Atriz Coadjuvante (Kate Hennig) e melhor roteiro (François Girard e Don McKellar). Vencedor do Genie Award nas categorias: Melhor Fotografia, Melhor Direção, Melhor Edição e Melhor Filme.
Independent Spirit Awards – Indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro.
Prix Italia – Vencedor do prêmio de Melhor Filme na categoria Ficção.
São Paulo International Film Festival - Vencedor do Prêmio do Júri Internacional – François Girard
Toronto International Film Festival – Vencedor do Prêmio de Melhor Filme Canadense – Menção Especial do Júri – François Girard
Nenhum comentário:
Postar um comentário