6 de novembro de 2010

Diário do Americano n.4


http://www.ebp.org.br/enapol/09/images/enc/menu.gif

Número 04

http://www.ebp.org.br/enapol/09/images/intro/diarioamericano.jpg

04 de Novembro de 2010

EDITORIAL

Neste número publicamos fragmentos escolhidos de A salvação pelos dejetos de Jacques-Alain Miller, texto de base para o Encontro, como um convite à leitura. O texto está disponível na íntegra em Textos on-line, seção do site do V ENAPOL.

Em seguida, vocês encontrarão um pedacinho do Rio de Janeiro, entre as linhas do poema de Vera Avelar Ribeiro, que junto à Comissão de acolhimento, inaugura a rubrica O rio que nos acolhe, também disponível no site. O endereço é http://www.ebp.org.br/enapol/09/pt/template.asp?turismo/riodejaneiro.htm.
Vai lá!

Lucíola Freitas de Macêdo
Coordenadora do Diário do Americano

http://www.ebp.org.br/enapol/09/images/enc/menu.gif

A SALVAÇÃO PELOS DEJETOS

Jacques-Alain Miller

Me parece muito justo dizer que André Breton prometeu a salvação pela via dos dejetos. Mas é ainda mais justo dizê-lo de Freud.

Pode-se dizer que o ideal é a glória da forma, enquanto o dejeto é in-forme.

A essência da arte é a de estetizar o dejeto, de idealizá-lo, de sublimá-lo...O gozo como tal, no entanto, não puxa para o alto. E ele é nu.

Quando o gozo é elevado à dignidade de Coisa, quando ele não é rebaixado à indignidade do dejeto, ele é sublimado, ou seja, socializado.

É apenas através da sublimação que o gozo faz laço social (...). A sexualidade só se socializa quando ligada à reprodução (...) suscetível de elevar a criança, como objeto, à dignidade da Coisa.

Pode ser que o gozo do Outro social ganhe corpo, que consiga ser identificado no lugar do Outro (...). É quando, pode-se dizer, ou subentender, que “o Outro goza de mim.

De certa maneira é impossível ser alguém sem ser paranoico (...) é a paranóia que socializa o sujeito pela suposição no Outro de uma vontade de gozo (...) pode-se dizer que essa paranóia motiva também toda defesa contra o real.

A inserção social da psicanálise, se ela tivesse que se realizar, seria ao mesmo tempo o seu desaparecimento.

O analista só tem que se inserir no laço social que prescreve o discurso do mestre... se ele introduz à experiência psicanalítica, o laço social específico que se tece em torno do analista como dejeto, representante do que, do gozo, resta insocializável.

Leia mais...

http://www.ebp.org.br/enapol/09/images/enc/menu.gif

O RIO QUE NOS ACOLHE

Vera Avelar Ribeiro

Meu Rio de Janeiro, pra você
que já tá fazendo as malas...
e também pra você que ainda não fez ou não sabe se vai fazer

Abença Vinicius, Toquinho e Tom, bença Antonio Maria, Ary Barroso e João Gilberto, bença Orlando Silva, Ataulfo Alves e suas pastoras

Vim te falar um pouquinho do meu Rio de Janeiro
desse meu Rio de sol, de céu, de mar,
de mandingas pra todos os males
sabores pra todos os paladares
belezas pra todos os olhares.

Leia mais...




Nenhum comentário: