20 de agosto de 2016

CARTA DE SÃO PAULO X - NOVA SÉRIE - ANO V



Editorial, por M. Bernadette S. de S. Pitteri*

A CSP-ONLINE 11 dá o ar de sua graça no mês de férias de inverno. E que inverno! Não enfrentávamos tanto frio há muito tempo (20 anos!). Mas os membros da EBP-SP enfrentam o termômetro descendente e não interrompem o trabalho.

O poema que aparece nos interstícios dos textos é de Álvares de Azevedo, poeta de influência byroniana, morto aos 21 anos, no final da adolescência (pelo menos para sua época), já que este é o tema que trabalhamos desde o início do ano, preparando para o segundo semestre as Jornadas da EBP-SP e o XXI Encontro Brasileiro do Campo Freudiano.

Inauguramos neste número o Gabinete de Leitura Lacaniano e convidamos os interessados a enviar comentários sobre a obra de Jacques Lacan ou de Freud. Nessa edição está em pauta o Seminário 6 de Lacan.

As Jornadas de Cartéis deixaram ecos; Fabíola Ramon apresenta o trabalho ("O que se faz quando não se tem um corpo?") elaborado sobre a construção de um corpo em análise.

A publicação do Seminário 6 presentifica a questão do Édipo e Silvana Sbravati faz um apanhado sobre o complexo de Édipo em Freud e o estende ao Hamlet de Shakespeare.

Olhar São Paulo traz, na busca feita por Perpétua Medrado e Maria de Lourdes Mattos, atrações desta cidade que não dorme e oferece muito a seus habitantes, além do trânsito caótico, irritação, dores de cabeça.

"Reflexões sobre Cultura" traz uma crítica de Maria de Lourdes Mattos sobre "Os campos Voltarão" do diretor Emanno Olmi e Eliana Machado Figueiredo apresenta a obra de Regina Silveira na calçada da Biblioteca Mário de Andrade.

Em "Ecos do Mundo Lacaniano", a Rádio Lacan com suas entrevistas atualiza os lacanianos. Temos ainda notícias sobre o XXI Encontro Brasileiro do Campo Freudiano em São Paulo, VIII ENAPOL em Buenos Aires e XI Congresso da AMP em Barcelona. Preparemos as malas!

Os excertos de Freud e Lacan sobre o Hamlet de Shakespeare buscam instigar um aprofundamento da doutrina.

Final de férias, boa leitura!

*EBP/AMP

Leia máis: