3 de junio de 2014

EBP-RJ: Boletim enl@ços - junho







https://www.youtube.com/watch?v=Mufj7wb-Exo

NOTAS DA DIRETORIA
Caros Colegas,
Eis aqui algumas palavras sobre as XXIII Jornadas Clínicas.
Tomo como ponto de partida: o que são as Jornadas Clínicas no contexto da Seção Rio de Janeiro?
Certamente, as Jornadas Clínicas constituem uma marca registrada no contexto das Escolas da AMP. As Jornadas Clínicas, tal como seu nome o indica, destacam o valor da experiência psicanalítica articulado à episteme e à politica, produzindo um verdadeiro nó que faz trabalhar aos analistas inseridos na Orientação Lacaniana.
Todos os anos repetimos este encontro, escrevendo e marcando a história de vida da Seção Rio de Janeiro e do Instituto de Clinica Psicanalítica do Rio de Janeiro, com a singularidade de cada um dos participantes, sempre organizado a partir de um tema geral que recorta a experiência analítica. Neste ano será: O trauma e suas vicissitudes que se desprende do tema escolhido pelo XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano que ocorrera em novembro em Belo Horizonte.
Durante as Jornadas, os participantes se arriscam a tomar a palavra e serem afetados pelo significante, oferecendo um trabalho para a comunidade, seja através dos casos clínicos, dos testemunhos de passe, e de outras articulações, apresentando o momento em que se encontram na sua relação com a causa da psicanálise. Claro que sempre animados pela afirmação de J. Lacan que afirma: O analista se autoriza a si mesmo e com os outros.
A concepção das XXIII Jornadas Clínicas possuem uma estrutura regida pelo ponto de basta, que as situa como o último termo que retorna sobre os anteriores, produzidos ao longo do ano nas diferentes atividades organizadas pela Diretoria da Seção Rio de Janeiro e pelo trabalho dos Núcleos de pesquisa do ICP-RJ. Portanto, todas essas atividades estão sendo atravessadas pelo tema das Jornadas, transformando-se assim em verdadeiros caldeirões para a produção de trabalhos.
trauma no singular e as vicissitudes no plural nos convidam a elaborar as contingências do trauma tal como e os desdobramentos que o mesmo abre para cada sujeito a luz do ensino de Freud e de Lacan no contexto da Orientação Lacaniana nos dias de hoje.
As XXIII Jornadas Clínicas da EBPRJ serão coordenadas por Ana Tereza de Faria Groisman e Maricia Ciscato. A comissão cientifica está a cargo da coordenação de Andréa Reis e Romildo do Rêgo Barros. Este ano contaremos com a presença e contribuição de Marie-Hélène Brousse, psicanalista, membro da École da Cause Freudienne/AMP.
Até mais,
Maria Silvia Garcia Fernandez Hanna
Diretora Geral EBPRJ



AGENDA
Dia 02 de junho, às 20h00, no Largo dos Leões, o Seminário de Orientação Lacaniana, coordenado por Romildo do Rêgo Barros, baseará sua discussão em torno de uma frase decisiva que está na página 107 do curso de Jacques-Alain Miller, El Ultimísimo Lacan, publicado pela Paidós: "Em lugar do Outro, há um princípio de identidade totalmente distinto, o corpo. Não o corpo do Outro, mas, como se costuma dizer, o próprio corpo", confira aqui o vídeo do último Seminário de Orientação Lacaniana. O Seminário Clínico, coordenado por Maria do Rosário do Rêgo Barros e Maria Silvia G. F. Hanna, acontecerá no dia 9 de junho, às 20h00, e contará com uma apresentação de Ondina Machado e com o debate realizado por Ângela Bernardes. Nas Lições do Passe, coordenadas por Marcus André Vieira, a acontecer no dia 16 de junho, às 20h00, no Largo dos Leões, continuaremos buscando extrair consequências do testemunho de Marina Recalde, realizado no último encontro. Elza Lisboa de Freitas coordenará, no dia 21 de junho, às 10h00, na Seção-Rio, a atividade Procura-se cartel. E, no dia 30 de junho, às 20h00, também na Seção-Rio, Ana Tereza de Faria Groisman e Maricia Ciscato coordenarão o "Lançamento das XXIII Jornadas Clínicas da EBP-Rio e do ICP-RJ", que oficializará o início das preparações para as Jornadas deste ano, "O Trauma e suas vicissitudes", e contará com a presença de Romildo do Rêgo Barros, pela Comissão Científica, e Lourenço Astúa de Moraes, pela Comissão de Divulgação. A livraria do evento estará presente neste dia e, ao final, haverá um brinde. Estão todos convidados!

A secretaria do passe da EBP está constituída por Stella Jimenez (coordenadora- secretária  2014-2015) Simone Souto (MG) e Cecília Ferretti (SP).

Os pedidos de passe devem ser comunicados por e-mail para Stella Jimenez, como qualquer outra comunicação que seja necessária para a secretaria do passe.






__
-->

No hay comentarios: