2 de mayo de 2007

Opcao Lacaniana 4





O Inconsciente Real
Nesta primeira aula de seu Curso de 2006-2007, Jacques-Alain Miller apresenta duas facetas do conceito freudiano de inconsciente destacadas e trabalhadas por Lacan: o inconsciente transferencial e o real. O primeiro é o inconsciente mobilizado e lido a partir da transferência que o causa e da articulação ao sujeito suposto saber; é sustentado pela ligação entre S1 e S2. O segundo nega o primeiro pois se está nele quando o espaço de um lapso não produz sentido ou interpretação. Este inconsciente real é exterior ao sujeito suposto saber, homólogo ao traumatismo e formulado como um limite... saiba mais.

A psicanálise e os modos contemporâneos de identificaçãoOs métodos de identificação dos sujeitos no mundo contemporâneo, em que o Outro é inconsistente, prescindem cada vez mais da palavra. Decorrente da precariedade constitutiva, a busca de um complemento identificatório para o sujeito poderia ser pensada tanto na vertente simbólica, como complemento significante, quanto referida à materialidade do gozo. Outra vertente poderia estar no nível do traço, anterior à representação do sujeito no nível significante, em que a identificação se daria a partir das pistas, das pegadas, ou até mesmo do que cai de um corpo. O autor utiliza o documentário “Falcão-meninos do tráfico” para ilustrar a dimensão contemporânea de fazer-se um nome... saiba mais.

Psicanálise e violência urbanaO artigo introduz alguns tópicos da análise que Freud faz da cultura em O futuro de uma ilusão e em O mal-estar na civilização e compara sucintamente a subjetividade da época de Freud com a contemporânea. Finalizando, traz algumas reflexões sobre a violência urbana no Brasil... saiba mais.

O objeto causa do desejo e o pai¹A partir do Seminário 10: A angústia, Lacan faz uma virada em seu ensino: a pluralização dos nomes do pai. Neste ensaio teórico, a autora articula isso ao conceito de objeto a. Ela acompanha detalhadamente a evolução da noção de objeto desde o lugar de alvo do desejo, presente na fantasia do neurótico, até o de objeto causa do desejo, do qual Lacan se aproxima pela via da perversão, que lhe permite subverter o lugar do pai e sua relação com o objeto... saiba mais

Pontuações à luz do Curso de Jacques-Alain Miller: Iluminações ProfanasA autora apresenta um resumo dos principais pontos abordados por Jacques-Alain Miller em seu Curso de Orientação Lacaniana (2005-2006), intitulado Iluminações Profanas. Ela sublinha como, a partir de uma leitura de Lacan criativa e perspicaz, Miller demonstra a modificação teórica na conceituação de Outro, de objeto a e do corpo... saiba mais