13 de marzo de 2018

IPLA: O Mundo - Visto pela Psicanálise. Nº 187




9 de março de 2018 | Nº 187


Psicanálise no século XXI
Na aula inaugural do IPLA, Jorge Forbes destacou a atualidade da psicanálise freudiana. Sua virulência continua ativa, apesar de todas as tentativas de pasteurização. As perguntas que Freud e Lacan se fizeram, a essência vazia do homem, como vivemos e como amamos, ainda inquietam o mundo na pós-modernidade. Os avanços das tecnologias NBIC, se dão respostas, também trazem novas dúvidas, sobre as quais se debruçam três correntes: bioconservadora, pós-humanista e transhumanista. A aposta da psicanálise está nessa última – como lidar, em TerraDois, com o "podemos mais do que queremos"?


Nesta edição:

Da falta e do desejo
Um livro infantil com ilustrações simples, chamado "A parte que falta", da Companhia das Letrinhas, está bombando nas mídias sociais. Por que o livro virou número 1 na lista de bestsellers da Amazon? Leia o texto de Liége Lise, no site.
Nesta edição:
15 min

Desejo e acaso na reprodução assistida
Ligia Dantas, psicóloga especialista em reprodução assistida, em Live do IPLA, comenta que apesar das ofertas das novas tecnologias de reprodução assistida, a questão do desejo e do acaso continuam sendo determinantes nessa experiência. Assista ao video dos melhores momentos em nosso canal do youtube.
Nesta edição:
5 min

Live no IPLA - Pelo Instagram
© 2012-2018 IPLA. CC alguns direitos reservados.



__,_._,___

No hay comentarios: