JORNADA DE CARTÉIS 2011
SÁBADO 9 DE ABRIL - 10:00h
Convidado: Jésus Santiago
Local: Sede da EBP-SP, Rua João Moura, 627, Mezanino
Anunciamos com satisfação a nossa próxima Jornada de Cartéis da EBP-SP, a realizar-se dia 09 de abril de 2011.Contaremos com a presença de Jésus Santiago, Membro e AME da EBP-AMP, que nos brindará com uma conferência sob o título "Sintoma e laço social: sobre a enunciação analisante".
"A idéia é mostrar que a enunciação do inconsciente próprio do trabalho analítico está a serviço do discurso, do discurso analítico. Portanto, a enunciação analisante não se restringe a ordem do privado, mas coloca-se no horizonte do público. A enunciação analisante é por sua própria natureza articulada ao que Lacan denomina como a experiência do real enquanto êxtimo. Para uma tal demonstração, vou valer-me do modo como Freud inclui o relato do sonho no tratamento analítico e como ele soube distinguir dentre as diversas formações do inconsciente, o sonho e o sintoma. Afinal, que distinção se pode estabelecer, no curso do tratamento, entre a enunciação que decorre do sonho e a do sintoma?Esta e outras questões me parecem cruciais para a prática lacaniana confrontada com as questões cotidianas e atuais da clínica psicanalítica." Jésus Santiago .
Convidamos a todos os cartelizantes a apresentarem o produto próprio de cada um de sua experiência em cartéis. Esse trabalho não precisa ser um produto final, é possível apresentar um estado de trabalho ou mesmo as questões em torno das quais se pretende organizar o trabalho.
Será um momento de intercâmbio e de elaboração coletiva, sempre muito importante para a articulação clínica, política e epistêmica.
Aguardamos as contribuições de vocês.
Data de entrega dos trabalhos: 7 de março de 2011
Os trabalhos deverão ter uma extensão máxima de 4 laudas. Times New Roman 12. Espaço duplo.
Enviar ao e-mail da EBP-SP (ebpsp@uol.com.br) dirigido à Diretoria de Intercâmbio e Cartéis.
Blanca Musachi
Diretora de Intercâmbio e Cartéis
Nota: Imagem de "Aventuras dos corpos III", 2010, 21 x 29.7 x 14cm, recorte em madeira. Thereza Salazar, Galeria Virgilio, Pinheiros, SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário