31 de agosto de 2011

Aconteceu na EBP-ES - Seminário Clínico Internacional

Com a participação de colegas locais e das seções da Escola Brasileira de Psicanálise, aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto de 2011, na cidade de Vitória (ES), o Seminário Clínico Internacional da EBP-ES, com o tema “Nem neurose, nem psicose? Como pensar clinicamente as novas configurações sintomáticas?

Nieves Sória Dafunchio (EOL –/AMP), nossa convidada internacional, proferiu no dia 26 o seu seminário e tratou, inicialmente, dos múltiplos diagnósticos apresentados para o caso do Homem dos Lobos. A seguir ela fez menção e trabalhou o esquema “R” Lacan.

No dia 27, ocorreu a apresentação de cinco textos clínicos que foram comentados por Antônio Beneti e Nieves Sória. A partir dos recortes clínicos Nives retomou sua exposição sobre o Esquema “R” e fez sua leitura dos trabalhos apresentados.

Finalizando o evento tivemos o relato de passe realizado por Sérgio de Campos, Analista da Escola da EBP/AMP, que contou com a brilhante coordenação de mesa de Bernardino Horne.

Registramos aqui nossos agradecimentos a Nieves Sória Dafunchio, Antônio Áureo Beneti, Sérgio de Campos, Bernardino Horne e aos membros das Seções Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e São Paulo que participaram e contribuíram para o avanço da Orientação Lacaniana no Estado do Espírito Santo.

Renato Carlos Vieira

Coordenador Tesoureiro da EBP-ES