20 de enero de 2014

[EBP-Veredas] Projeto de Lei na Bélgica‏

Caros Colegas,

A EBP acompanha os movimentos em torno da tentativa de regulamentação da psicanálise no mundo. Esse foi um bom resultado. Aguardemos maiores detalhes.

Cordialmente

Rômulo Ferreira da Silva
Presidente do Conselho

Sérgio de Campos
Secretário do Conselho

Samyra Assad
Observatório Lacaniano

                                 COMUNICADO

Associação da Causa Freudiana na Bélgica
Associação Psicanalítica da Causa Freudiana (Bélgica),
Seção Clínica de Bruxelas
Kring voor Psychoanalyse e a NLS
 
          O projeto de lei que regulamenta as profissões de saúde mental, incluindo aquela que legisla o campo da psicoterapia, foi aprovado na quarta-feira dia 15 de janeiro, na Comissão de Saúde do Parlamento Belga.
            Por ocasião desse trabalho e dos debates parlamentares que tiveram o alcance jurídico, a Sra. Onkelinx, Vice-Primeira Ministra e Ministra da Saúde Pública confirmou que o título de psicanalista e o exercício da psicanálise não está regulamentada por essa lei que regula a psicoterapia. Por outro lado, todas as proposições e emendas que visavam incluir a psicanálise nessa lei sobre as psicoterapia foram rejeitadas.
        Assim, a Ministra da Saúde e os parlamentares belgas reconheceram a especificidade da disciplina psicanalítica. A aprovação desta lei nesses termos é, portanto, uma vitória para a psicanálise, e o resultado de uma luta que durou cinco meses.
 
          Sra. Monique Kusnierek - Hins ( presidente da Associação Psicanalítica da Causa Freudiana ) , Dr. Alexandre Stevens (diretor da Seção Clínica do Campo Freudiano Bruxelas e Bélgica) , a Sra. Lieve Billiet (presidente voor Kring de Psicanálise NLS) , o Sr. Guy Poblome ( presidene da Associação da Causa Freudiana de Belgique) . 
 
 
Nota: Está preparado uma resenha mais ampla para a lista da da ELP sobre os avatares que conduziram a essa situação e cuja importância se pode ser auferida com esse resultado.  
 
 In:  ELP DEBATES

No hay comentarios: