7 de julio de 2008

Seminários sobre Distúrbios Alimentares



Seminários de Clínica Lacaniana
Distúrbios Alimentares e o Tratamento Possível


A clínica sempre nos coloca novas questões, ao mesmo tempo em que re-atualiza antigas. É neste movimento que nos vemos, quando trabalhamos em torno das possibilidades e impossibilidades que os "novos sintomas" têm apresentado, quando abordados pela psicanálise.
Esclareço os termos: trata-se de questões e, portanto propomos conversar a partir do "não saber" sobre estes sujeitos que têm chegado até nós, seja por iniciativa própria ou trazidos por familiares, e que apresentam como característica comum, a ausência de sinais de uma subjetivação capaz de fazer funcionar seus sintomas como demanda.
Esses sujeitos, que diante da força unificadora da globalização, lançam mão de sintomas impermeáveis à intervenção do analista, na esperança de fazerem sobreviver uma singularidade ali, onde se está cada vez mais submetido às demandas de um discurso que tenta, de todas as formas, apagar a possibilidade da escolha e, conseqüentemente, do desejo.
A radicalidade, desses "novos sintomas", toma formas variadas - anorexia-bulimia, obesidade, toxicomanias, compulsão ao consumo, entre outros - nos levando à invensão de uma "nova clínica psicanalítica", sem perdermos o rumo do que sustenta uma psicanálise: seus conceitos fundamentais.
É preciso que se saiba que, se nosso objetivo pode, eventualmente, ser o sintoma em função da urgência que os distúrbios alimentares provocam, é importante não nos esquecermos que ali está um sujeito. Se a psicanálise se propuser tratar somente o sintoma, ela corre o risco de escorregar para o grupo das terapias que o mercado oferece. Como tratar o sintoma, encaminhando esse sujeito para que uma psicanálise possa acontecer, é um dos objetivos deste nosso trabalho.

O programa de transmissão está dividido em três partes. Cada uma delas com três seminários assim distribuídos:
1. Conceituação e Diagnóstico.
2. Tratamento possível e suas intersecções com os diversos campos do saber.
3. Discussão clínica.

Coordenação:
Celso Rennó Lima,
médico e psicanalista, AME (Analista Membro da Escola) da EBP (Escola Brasileira de Psicanálise) e da AMP (Associação Mundial de Psicanálise)

Convidados:
Drª. Beatriz do Espírito Santo Nery Ferreira,
médica, especialista em endocrinologia, membro do Núcleo de Investigação em Anorexia e Bulimia do HC-UFMG (NIAB) e psicanalista.

Roberto Assis Ferreira,
professor associado do Departamento de Pediatria da UFMG, doutor em medicina pela UFMG, coordenador do Núcleo de Investigação em Anorexia e Bulimia do HC-UFMG (Niab) e correspondente da Escola Brasileira de Psicanálise

Sérgio Passos Ribeiro de Campos,
médico, membro da EBP e da AMP, mestre pela FAFICH-UFMG, doutorando pela FM-UFMG, coordenador da Residência de Psiquiatria do Instituto Raul Soares - FHEMIG.

09 Seminários Quinzenais:
De 7 de Agosto a 27 de Novembro
(2008)

Turmas:
Quintas-feiras 10:30 às 12:00 hs
Local: Centro de Estudos do Hospital Vera Cruz
Rua Timbiras, 3.156, 10º andar.
Público-alvo: profissionais da área de saúde.
Preço: R$ 700,00, dividido em duas parcelas iguais. Uma no ato da inscrição e outra para o dia 01.10.08
Vagas limitadas.
Inscrições:
(31) 3281-3669 e
(31) 8845-3669
celso.renno@hotmail.com
celso.renno@terra.com.br


No hay comentarios: