14 de diciembre de 2009

[EBP-Veredas] Comunicado da Diretoria


Comunicado da Diretoria
Caros colegas, A Diretoria Executiva da EBP vem trabalhando no intuito de dar continuidade aos projetos em marcha desde as diretorias anteriores, assim como na execução de alguns novos projetos. Algumas reuniões já aconteceram e resumimos aqui nossas diretrizes e realizações, até este momento:
1 – O XVIII Encontro Brasileiro do Campo Freudiano “O Sintoma na Clínica do Delírio Generalizado” será em São Paulo, nos dias 19, 20 e 21 de novembro de 2010, no Hotel Macksoud Plaza. As comissões estão sendo montadas a partir das coordenações já designadas e em breve divulgaremos o andamento dos trabalhos.
A imagem, cedida pela artista plástica Regina Silveira para compor nosso cartaz, que será divulgado nos próximos dias, inspira ao trabalho.
2 – O Congresso dos membros da EBP ocorrerá em São Paulo, em 27 de março de 2010 e terá uma novidade: parte dele será aberto aos não membros, seguindo a orientação da Associação Mundial de Psicanálise sobre a abertura do Congresso de membros da AMP que ocorrerá em abril de 2010, em Paris.
3 – Foram estabelecidos acordos de permutação de publicação entre as bibliotecas da EOL e ECF. Outras permutações estão sendo propostas. Os responsáveis pelas bibliotecas das Seções estão acompanhando e participando ativamente desse processo.
4 – Os Cartéis estão funcionando a partir do site da EBP e as diretrizes para seu funcionamento foram enviadas e discutidas com os diretores e coordenadores de cartéis das Seções e Delegações da EBP.
5 – Ampliamos a publicação de nossa revista Correio. Serão três números por ano. Já saiu o número 63 e o número 64 deve ser enviado antes das férias. O número 65, comemorativo dos 15 anos de fundação da EBP, terá uma edição especial. Aguardem!
6 – Outras publicações estão em andamento. ‘Scilicet’ e a ‘A Psicose Ordinária’ serão lançados em breve.
7 – O site da EBP será reformulado para tornar-se mais ágil sem que haja uma mudança estrutural, o que acarretaria um gasto excessivo.
8 – O Projeto Memória caminha no sentido de recuperar as origens e a história da EBP. Trata-se de um trabalho árduo que estará sempre em marcha.
9 – As finanças estão sob controle apesar dos consideráveis gastos com as publicações e com a preparação do recente Seminário realizado em Buenos Aires, assim como do Congresso e do Encontro da EBP.
10 – A Diretoria Executiva desenvolverá um trabalho junto às Delegações no intuito de que cada uma delas tenha uma Associação com CNPJ e estatuto próprio, a fim de responder às novas exigências do Novo Código Civil Brasileiro, além de poderem acolher aqueles que trabalham em prol da psicanálise no âmbito local.
11 – A Diretoria Geral da EBP orienta a todas as Seções e Delegações que organizem suas atividades visando os próximos eventos da AMP (Congresso da EBP, Congresso da AMP e Encontro Brasileiro do Campo Freudiano).
12 - As ressonâncias das Jornadas de Outono da ECF, animadas por Jacques-Alain Miller, e dos últimos acontecimentos da Buenos Aires Lacaniana – BAL, com seus vários eventos: Jornadas do CIEN, CEREDA, T y A, Reunião dos Institutos do Brasil, IOM, ENAPaOL, Jornada da EOL e Seminário Internacional da EBP, com a presença de Éric Laurent, Judith Miller e Leonardo Gorostiza - orientam a Diretoria da EBP na condução dos trabalhos que estão sob sua responsabilidade.
Até as festas de fim de ano, enviaremos outras mensagens para que as férias de todos sejam bem inspiradas.
Cordialmente, Rômulo Ferreira da Silva – Diretor Geral
Simone Souto – Diretora Secretária
Luiz Fernando Carrijo da Cunha – Diretor Tesoureiro