9 de febrero de 2014

[EBP-Veredas] EBP-Delegação Paraíba: Lumen 315


          Boletim Informativo Nº 315

                                                                                                                                            08 de fevereiro de 2014

Nesta Edição:
Curso na DPB
Agenda de Atividades





AGENDA DE ATIVIDADES DE 2014




O UNO na DPB

CURTAS

Com o Curtas, pretendemos acompanhar o tempo da AMP e abordar de forma rápida e pontual, temas que estão sendo debatidos no âmbito da EBP e demais Escolas do Campo Freudiano. Para tanto, recorreremos aos textos veiculados pelas listas eletrônicas, ao recurso cinematográfico e artístico, para tentar cernir, em um primeiro momento, o tema do IX Congresso da AMP, “Um Real para o século XXI”, que ocorrerá em abril próximo em Paris. Seguiremos com o debate do XX EBCF: “Trauma nos corpos, violência nas cidades”. E assim, prosseguiremos, sempre acompanhando em tempo real o que acontece em nossa comunidade de analistas. Esta atividade irá acontecer mensalmente, em vários cantos da cidade, que serão divulgados oportunamente.

Coordenação: Cleide Pereira e Maria de Lourdes Aragão
Mensal, podendo ser em dias e horários divulgados oportunamente
Início: 20 de fevereiro
Local: A ser divulgado

SOL - Seminário de Orientação Lacaniana
Nestes últimos anos, Miller, em seu Curso, tem nos orientado para o que foi designado como o último ensino de Lacan que aponta para o real.  A partir de uma revelação de Lacan lançada em 1959 em seu Seminário O desejo e sua interpretação de que 'Não há o Outro do Outro', Miller resgata o segredo da Psicanálise que Lacan havia destacado ali. Esse segredo foi o suporte do que Lacan desenvolveu em seus últimos seminários. A Delegação Paraíba pretende trabalhar seguindo essa orientação de Miller sobre o último ensino de Lacan  acerca de um real para o século XXI ....
Começaremos por dois textos de Miller que foram publicados pela Diretoria na Rede e que apresentam o Seminário 6 de Lacan a ser publicado em português brevemente. O primeiro é O Outro sem Outro e o segundo é Uma reflexão sobre o Édipo e seu mais além. ( http://www.ebp.org.br/dr/orientacao/orientacao005.asp

Coordenação: Cassandra Dias, Cleide Pereira, Glacy Gorski, Margarida Assad e Mª Cristina Maia
Mensal, quintas-feiras, 20hs
Reinício: 27 de fevereiro
Local: sede da DPB - JP

SESSÃO CLÍNICA
Através da apresentação de fragmentos clínicos dos analistas praticantes, essa atividade se propõe a discutir os impasses da clínica lacaniana em sua articulação com a doutrina, no que diz respeito a sua orientação ao real. 
Os limites da interpretação, o manejo da transferência, a produção de um inconsciente, as perspectivas diagnósticas, são balizas norteadoras da tentativa de se extrair do caso clínico, um ensinamento.
Coordenação: Cassandra Dias
Mensal, nas últimas quintas-feiras do mês, 20:00h
Reinício: 27 de março
Local: sede da DPB - JP

NÚCLEOS DA DPB
UNI DUNI TÊ – Núcleo de Pesquisa sobre a criança e o adolescente na contemporaneidade
Dando prosseguimento aos trabalhos do Núcleo, em 2014 discutiremos o tema “Traumatismo e o real na clinica: o que as crianças inventam?”, proposto pela NRCEREDA, tema que nos convoca a pensar o sujeito e o sofrimento hoje, tomando o trauma e suas amarrações com o sintoma e o fantasma e que, no encontro com o analista, pode se produzir enquanto invenção, possibilitando assim um lugar para o sujeito criança. Este tema irá nortear o IV Encontro dos Núcleos da NRCEREDA Brasil, que irá acontecer no âmbito do XX Encontro do Campo Freudiano, em Belo Horizonte, em novembro próximo.
João Pessoa:
Coordenação: Sandra Conrado
Mensal, sextas-feiras, 15 hs, na sede da DPB
Reinício: 14 de março

Campina Grande:
Coordenação: Mª Cristina Maia
Mensal, terças-feiras, 19hs, na sede da DPB
Reinício: 25 de fevereiro


Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental
Espaço destinado à discussão de questões que envolvem a inserção da Psicanálise no contexto institucional, considerando a dimensão clínica, epistêmica e política que este trabalho requer de um psicanalista. Este ano, dando continuidade à proposta de retorno ao primeiro classicismo lacaniano, no que diz respeito ao estudo das psicoses, nos dedicaremos à leitura do Seminário 3, As psicoses, de Jacques Lacan, buscando situar as contribuições fundamentais deste contexto para se retirar todo o rigor teórico e clínico de um Seminário que surge na efervescência dos anos 50. Como modalidade de trabalho, seguiremos a lógica do cartel ampliado em que se prioriza a função do mais um e a produção de cada participante. Estudantes, profissionais e colegas da psicanálise são os nossos convidados para fazer parte do trabalho deste Núcleo que vem, por vários anos, prosseguindo com o desafio que a clínica da psicose nos convoca.
Coordenação: Cleide Pereira e Zaeth Nascimento
Quinzenal, quintas-feiras, 18:30hs 
Reinício: 27 de fevereiro de 2014
Local: sede da DPB
Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Medicina – NEPPSIM
Seminário: O Amor e o Real
Neste ano, elegemos como tema de estudo, O amor e o real e teremos como principais referências, o aforismo de Lacan de que relação sexual não existe e sua afirmativa de que amor possibilita uma resposta ao real.  Pretendemos investigar sobre os destinos do amor nos dias de hoje, tendo na visada, a afirmação contundente de Lacan, de que a coragem do parceiro amoroso estaria ligada ao confronto com o real.
Nosso empenho também se dará no sentido de situar o debate sobre as metamorfoses do amor na pós-modernidade, tendo como desafio, aprofundar a fala de Jacques Lacan na Nota Italiana,de 1973, onde ele postula a existência de um novo amor, de um amor mais digno ”do que a profusão do palavratório que ele constitui até hoje”.  Para avançarmos no entendimento desta passagem do texto lacaniano, traremos testemunhos dos Analistas da Escola, uma vez que eles nos ensinam que o novo amor é o “corolário” do final da análise.

Coordenação:  Glacy Gonzales Gorski
Colaboração: Fernanda Leal
Mensal, terças-feiras, 19:00 hs
Início: 11 de março
Local: sede da DPB - CG

JOÃO PESSOA

Seminário - Construções em análise: A Prática Lacaniana e Suas Incidências
Atividade que pretende discutir o trabalho de uma análise hoje quando o que se apresenta é o horror ao saber do inconsciente. Tomar outras vias como o real sem lei e os limites do simbólico, tomar norteadores como o falasser, os significantes e o corpo, o gozo e, sustentar o dispositivo da transferência como caminho que possa fazer com que o analista conduza os conteúdos recalcados, como nos diz Freud, é o que desejamos construir nos debates neste seminário.
Coordenação: Sandra Conrado
Mensal, sextas-feiras, 14:30
Primeiro encontro: 29 de março
Local: sede da DPB

CAMPINA GRANDE
Soirée na DPB - Cinema e Psicanálise
Coordenação: Mª Cristina Maia
Colaboração: Pauleska Nóbrega
Mensal, terças-feiras, às 18:00 hs (pontualmente), com debate após a exibição
Local: sede da DPB e outras localidades a serem comunicadas oportunamente
Primeiro encontro: 18.02.2014
Filme a ser exibido: Albert Nobbs
Debatedora: Myrna Maracajá

Seminário: Detalhes Tão Pequenos...
Este seminário tem por objetivo, discutir o que se passa nessa relação a dois, tão ímpar que é um encontro com um analista, encontro que atravessa a vida do analisante e muda o seu rumo. Quer dizer, escutar o inconsciente em detrimento do blá-blá-blá, as intervenções pontuais do analista e seus efeitos, sem o quê, se pode perguntar: seria uma análise? Ao mesmo tempo, o seminário propõe pensar a transferência no final da análise, como prescindir do analista, o que se passa nesse “intervalo” entre o começo e o final de uma análise.
Coordenação: Mª Cristina Maia
Mensal, terças-feiras, às 19hs
Local: sede da DPB
Primeiro encontro: 11.02.2014
Oficina de leitura: Pensando a Educação na Contemporaneidade
Esta atividade propõe discutir os impasses que tem surgido atualmente no cenário educacional, como, por exemplo, o fracasso escolar.  A partir das leituras dos textos de Freud, Lacan e outros autores, discutiremos questões pertinentes ao processo ensino/aprendizagem e seus efeitos nos sujeitos.

Coordenação: Ana Cláudia Vasconcelos
Sextas-feiras, quinzenal, 16:00hs
Local: sede da DPB
Primeiro encontro: 08 de março

OBSERVAÇÃO: todas as atividades são abertas ao público e isentas de pagamento


PRÓXIMOS EVENTOS

Seminário com Marina Recalde (EOL/AE/AMP)
Em setembro – João Pessoa
Coordenação: Margarida Assad e  Maria Cristina Maia
Assembleia de membros da EBP22 de março de 2014, no Hotel Transamérica
São Paulo


IX CONGRESSO DA AMP
 
 Um Real para o Século XXI 
Paris, abril de 2014.
O Boletim What’s up ! está publicado em: Francês, Espanhol, Italiano, Inglês, Português, no


"O cartel é um dispositivo fundamental da Escola de Lacan. Trata-se de um grupo de pelo menos três pessoas, cinco no máximo, sendo quatro a “justa medida”, cujo objetivo é estudar e pesquisar um tema concernente à psicanálise ou em conexão a ela. Seus componentes se escolhem em torno de um tema de interesse comum, a partir do qual cada um recortará um aspecto ou questão. O cartel é um coletivo de trabalho, porém cada um trabalhará sua própria questão". (site da EBP- cartéis)
Os interessados em trabalhar sobre um tema específico podem inscrever seu cartel no site da EBP. Quando o cartel estiver formado, os componentes escolhem o mais-um que deverá inscrever o cartel no site. Toda a orientação se encontra no site: http://ebp.org.br/carteis/apresentacao/ 
Coordenação de cartéis na DPB
Margarida Assad

Procura-se Cartel:

Modalidades de gozo no corpo
Jacicarlos Alencar: jacicarlos@gmail.com
Georgiana Furtado
Sthéfani Gomes Rodrigues - steniny@yahoo.com.br


A Psicose e a Escrita
Ana Ocileide de Lima Bezerra
Juliana Fonseca de Almeida Dantas
Ana Cláudia Vasconcelos
Thaise Késsia Oliveira de Almeida
Johanna Sales Pereira Aragão
                           Jayane Kelly Gomes de Melo
                           Maria Stella Soares


                           "Feminino em psicanálise"
                            Carolina Marx carolmarxpsi@yahoo.com.br
                            Thayse Késsia Oliveira de Alme           
                            Dominick Brito <dominickbrito@gmail.com>

                             Saber e Segredo na Infância
                              Ana Patrícia de Sousa Morais
                             Marlene Gonçalves de Brito Araújo